Copo descartável vs Utensílios reutilizáveis
Postagem: 2019-10-17T15:45:24-03:00
  0 Avaliações
1290 Visualizações

Hoje venho propor a substituição, sempre que possível, do copo descartável por copos, canecas e garrafas reutilizáveis visando a diminuição da geração de resíduos, o uso de plástico e o consumo de recursos naturais, além de garantir que a sua saúde não seja afetada.

Tendo em vista que a vida útil dos copos descartáveis é tão curta, em média 15 segundos, é até contraditório o tempo que leva para se decompor, algo em torno de 300 anos. Agora imagine toda a população de uma cidade usando 3 a 4 copos diariamente para beber água, café, refrigerante, suco e etc. São milhões de copos sendo usados por poucos segundos e que irão durar até a sua 10ª geração (filhos dos filhos dos filhos dos filhos...).

Outro ponto que devemos levar em consideração, é o fato do copo descartável PS (poliestireno), que é o mais utilizado pela população, em contato com substâncias quentes liberarem quantidade de estireno acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. Essa substância é reconhecida pela Iarc (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer) como uma substância possivelmente carcinogênica e que também pode ocasionar outros males como cefaleia, depressão (que é uma disfunção orgânica), perda auditiva e problemas neurológicos. 

Apesar destes copos serem recicláveis, no Brasil não temos uma política pública de apoio e incentivo a reciclagem e, por isso, grande parte deste material segue para os aterros sanitários, além de rios e mares. São produzidas aproximadamente 100 mil toneladas de copos plásticos por ano no Brasil. 

Não é uma tarefa fácil escolher a melhor opção de copo se considerarmos todos os aspectos e impactos ambientais envolvidos na questão. Estudos demonstram que toda a água utilizada na vida útil do copo descartável pode menor que a utilizada no processo de lavagem dos copos reutilizáveis. Além da água, temos a energia que é utilizada na fabricação dos mesmos, onde a fabricação de copos de vidro ou cerâmico demandam uma quantidade muito maior do que os descartáveis. Entretanto, os reutilizáveis podem ser usados milhares de vezes, enquanto que os descartáveis são utilizados, geralmente, um ou duas vezes.

Neste sentido, é importante buscarmos pesquisas serias sobre a avaliação do ciclo de vida dos produtos para que possamos chegar a uma escolha mais assertiva quanto a melhor opção de produto com o menor impacto ambiental possível.

Na avaliação do ciclo de vida de um produto, são considerados elementos e processos de fabricação, transporte, comercialização e vida útil do produto.

E para que possamos buscar informações sobre a melhor opção, devemos conhecer os produtos disponíveis no mercado atual. Para isso, seguem informações sobre os produtos e suas características:

Copos de plástico PS e PP

São materiais derivados do petróleo e que emitem gases do efeito estufa no processo de fabricação, além de consumir água, eletricidade e liberar carbono.

No tocante a reciclagem, apesar de serem totalmente recicláveis, suas características o tornam pouco atrativas para os catadores, pois as cooperativas pagam por quilo, e por se tratar de um produto muito leve, acaba ocupando um volume muito grande para um peso muito leve.

Copos de papel

Por determinação dos órgãos de Vigilância Sanitária, não é permitido o uso de papel reciclado na fabricação de embalagens que estarão em contato com alimentos e bebidas para consumo humano. Portanto, estes copos são produzidos a partir de papel virgem.

Além disso, o papel reciclado não consegue, sozinho, conter líquidos.

Outro ponto é que estes copos são revestidos por resina plástica para a conservação de líquidos quentes e impedir que o papel absorva o líquido. Essa característica torna sua reciclagem um processo complexo e impede a sua biodegradabilidade.

Hoje existe uma opção de copo de papel biodegradável e compostável, mas sua compostagem só pode ser feita e instalações de compostagem comercial, não sendo possível ser feita em processos domésticos. Além disso, não há uma caracterização que o diferencie dos demais copos de papel, o que dificulta a destinação correta, significando que este produto irá para os aterros sanitários.

Copos de EPS (poliestireno expandido / isopor)

Tem como característica o isolamento térmico e leveza. São igualmente plásticos como os PS e PP, que derivam do petróleo.

Os problemas quanto a reciclagem também são iguais as dos copos plásticos, tornando essa opção de difícil implementação.

Não é biodegradável e é resistente a ação da luz, o que torna um problema mais sério quando descartado inadequadamente, indo para em rios e mares.

Também apresenta os mesmos riscos à saúde por possuir estireno em sua composição.

Garrafa plástica

Possui várias vantagens como preço baixo, leveza e facilidade de lavar. Entretanto, devemos estar atentos quanto a sua composição e nos certificarmos de adquirir um produto livre de BPA (BPA Free).

Ao final de seu ciclo, o descarte para a reciclagem é mais fácil de ser feita, pois tem uma bia aceitação pelos catadores.

Garrafa de alumínio

Outra opção leve e com uma excelente aceitação no momento do descarte, pois o alumínio no Brasil tem uma grande procura por catadores devido ao seu valor.

Mas tem pontos negativos como não ser muito resistente, podendo ser amassada facilmente. Por isso, deve ser usada com cuidado. Além disso, alguns fabricantes revestem internamento suas garrafas com substâncias que podem conter BPA. Portanto, devemos ficar atentos e buscar produtos isentos de BPA.

Garrafas de aço inoxidável

Como vantagens temos a durabilidade, ausência de risco por intoxicação por compostos químicos (BPA e outros), poder ser facilmente lavadas mecanicamente e serem 100% recicláveis.

As desvantagens são o seu valor mais elevado, o fato de esquentarem mais rapidamente o seu conteúdo e o risco de amassarem.

Caneca Cerâmica

Podem ser colocadas no micro-ondas e congelador, fáceis de lavar, duráveis se usadas com cuidado.

Seus pontos negativos são a fragilidade e não serem recicláveis, porém, seus cacos podem virar peças de decoração ou artesanato.

Vidro

É o copo reutilizável mais comum. Suas vantagens são ser um material inodoro e que não retém sabor, não apresenta nenhuma substância tóxica, sua composição é de materiais abundantes na Terra, seu gasto energético na fabricação é menor que os metais e o plástico, é 100% e infinitamente reciclável.

Seus pontos negativos são a fragilidade e peso.

Copos plásticos reutilizáveis

Boa opção em comparação aos demais produtos apresentados. Um copo plástico de PP apresenta boa resistência e durabilidade. É reciclável desde que descartado adequadamente. Fácil limpeza, inclusive mecanicamente. Mas não esqueça de verificar se é BPA Free. Existe, inclusive, a opção de copo retrátil.

Agora, com todas essas informações, você poderá fazer a escolha certa, garantindo uma pegada ambiental leve, com segurança a sua saúde e protegendo o Meio Ambiente para a nossa e futuras gerações.

Caso ainda precisem de ajuda, nós do SMS estamos a disposição para conversar e esclarecer pontos que não foram expostos aqui.

Um fraterno abraço!

 

Fonte de consulta:

https://www.meucopoeco.com.br/site/5-motivos-para-nao-usar-copos-descartaveis Acessado em 17/10/19.

https://www.ecycle.com.br/3475-copo-descartavel-impactos.html Acessado em 17/10/19.