Os Riscos de Usar Celular no Ambiente de Trabalho
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2023-06-04T16:37:00-03:00
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Um vício presente em boa parte da população tem sido o uso constante do celular. Seja na mesa do jantar, nos meios de transporte, ambiente de trabalho ou nos mais variados locais, a utilização excessiva deste aparelho eletrônico é algo notável.

Em caso de profissionais que lidam diretamente com as redes sociais de empresas - profissões que têm crescido cada dia mais e fazem atendimento ou exercem funções que requerem o uso do aparelho, é impossível manter o celular longe. Porém, quando se trabalha em áreas que não necessitam do uso desse aparelho, como é o caso de trabalhos braçais ou outros segmentos que exigem maior concentração, seu uso pode causar sérios danos, tanto ao profissional como para as pessoas que estão ao seu redor.  

Quando vamos a um mercado, shopping, loja, banco e etc, uma situação que pode causar desconforto é ter que aguardar o funcionário do estabelecimento terminar de utilizar o celular e guardá-lo para que possa nos atender. Se nesse caso já há incômodo e riscos de falhas, ao tratar-se de outras áreas que exigem atenção máxima, como é o caso de motoristas, bombeiros, seguranças e outras modalidades, os riscos de incidentes são ainda maiores. 

Desatenção, mau relacionamento interpessoal e desperdício de tempo são só alguns dos fatores resultantes do uso assíduo de celular durante a jornada de trabalho que levam à sua proibição total.

Proibição por lei  

Apesar de comprovado que a utilização do celular é uma das maiores causas para acidentes e distrações no ambiente de trabalho, não existe uma lei que proíba seu uso nesses locais. No entanto, as empresas possuem completa liberdade para vetar o uso do aparelho celular quando necessário - um dos artigos presentes no poder diretivo do empregador permite que a instituição estabeleça normas que visam a obtenção de resultados melhores, incluindo a administração do uso de celular, que pode até ser motivo para demissão por justa causa.  

Segurança x Facilities  

Os serviços de segurança e facilities são alguns dos que proíbem o uso do aparelho celular por parte de seus colaboradores durante a execução de suas atividades. O uso do equipamento pode causar distração e colocar a vida do profissional e das pessoas ao redor em risco. E quando se trata do serviço de facilities, a dispersão e desatenção podem, além de erros, gerar má impressão perante os outros.  

Prejudicial a saúde 

Quando se fala na proibição do celular no ambiente de trabalho, mais do que prezar pela eficiência do colaborador no local, está em vista auxiliar na saúde do mesmo, visto que o uso excessivo de smartphones pode afetar o seu bem-estar, uma vez que interfere no sono, o que prejudica a execução do trabalho. Além disso, o uso contínuo do celular também pode auxiliar no desenvolvimento de doenças como depressão e ansiedade.   

Fonte: Grupo Albatroz