Consumada Definição das Últimas Eleições da FENATEST: Verdade à Tona

Sandro Azevedo | 8435 Visualizações | 2019-12-17T12:14:16-03:00
  0 Avaliações

A história da FENATEST, Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, fundada em 10 de maio de 1992, nasceu da necessidade de se criar uma entidade forte, capaz de somar as suas ações junto aos sindicatos estaduais da categoria, visando consolidar assim, o importante papel do profissional Técnico em Segurança do Trabalho nas organizações brasileiras.  

Os anos se passaram, e mudanças significativas ocorreram no setor da Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil, alguns sindicatos aliados à propósitos distintos, destacaram-se individualmente, buscando por sua vez, acompanhar o crescimento da entidade, e participar assiduamente das suas decisões, na defesa dos direitos e propriedades alusivas a cada região, através do seu conselho de representantes.

No dia 19 de maio de 2018, foi eleita em São Paulo, em sua sede provisória, a nova diretoria da FENATEST, através da chapa vencedora, denominada “Terceira Via”. Para o quadriênio 2018-2022, assumiu como presidente da entidade, o Técnico de Segurança do Trabalho, o Sr. Hildemar de Jesus Nina, que também está à frente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Maranhão. Além disso, ele é membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Maranhão, da Comissão Sindical da Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão, e do Comitê Permanente sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.

Desde então, o ex-presidente, o Sr. Armando Henrique, inconformado com a sua inesperada, porém, justa derrota, esteve conturbando o palco desta entidade, e de todas as suas representações estaduais, incitando a abertura de processos absurdos e sem fundamentação alguma, junto à Justiça de São Paulo e nos estados, no intuito compulsório de anular esta eleição, além de permanecer se intitulando ilegitimamente, presidente desta federação, através da mídia nacional, contudo, sem sucesso, em virtude das suas justificativas pobres, “mentirosas” e contraditórias. No último dia 05 de dezembro, tivemos judicialmente arbitrada, a retirada imediata da sua pseudo-representação, bem como, as devidas prestações, no que diz respeito à entrega de todo o patrimônio, documentações, contratos e valores em favor da FENATEST.

Importante esclarecermos para o Brasil, que ao longo dos anos de seu mandato, tivemos uma perda imensurável para a categoria dos Técnicos em Segurança do Trabalho, visto não termos tido uma entidade séria e igualitária, uma gestão participativa, e um grupo realmente conciso, capaz de honrar verdadeiramente com suas responsabilidades, junto a esta entidade, e aos seus sindicatos de base. Tivemos prejuízos claros, como a inexperiência para perdermos a oportunidade de garantirmos o nosso Conselho Federal, a não regularização de alguns sindicatos federativos, o que é um dever desta federação, e a ausência do devido apoio aos estados nordestinos, grande potencial no efetivo de profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho no país, além de termos presenciado falsas e tempestivas assembleias instauradas nos estados da Bahia, Piauí, Rio de Janeiro e alagoas , que inclusive,  tiveram seus representantes legais, injustamente perseguidos  e prejudicados, no intuito exclusivo de garantir votos para a chapa de situação, e a “manipulação” de ex-dirigentes sindicais, dentre outros, nos estados de Sergipe, Alagoas e Piauí, promovendo a discórdia e a desagregação continuada.

Infelizmente, só temos a lamentar por esta fase obscura em nossa federação, todavia, não podemos esquecer a sua história, os esforços dedicados, as conquistas adquiridas, e o propósito estatutário desta entidade. O hoje se torna cada vez mais claro, pois estamos convictos de que exclusivas são as nossas realizações, quando decidimos lutar por uma causa verdadeiramente nobre, onde o que importa, não é o cargo que ocupamos no celeiro da vida, mas as ações que deliberam e provocam mudanças na sociedade. O tempo é novo, e o novo precisa acontecer, afinal de contas, a justiça tarda mais não falha, e para os que semeavam o termo "Sub Judice", agora já podem assistir a verdade em fatos.

A livre iniciativa, o compromisso, a retidão, o profissionalismo, e a base conceitual, nos remete à sabedoria profunda de que somos um só propósito, diante do sonho e das expectativas de muitos trabalhadores. Novos conceitos surgirão à partir de novas ideias, novas atitudes propiciarão novos rumos à FENATEST, e novos projetos deverão surgir em favor de todas as representações federativas. O verdadeiro papel de um sindicato não deve ter qualquer associação com ciclos viciosos e inoperantes, mas sim, agora mais do que nunca, à modelos realísticos de operacionalidade e ação. As entidades sindicais carecem enxergar além da palavra "fria", presente nas amarras da nossa legislação, e devem propiciar resultados, através de uma cultura racional e fundamentada, mesmo que considerando as suas limitações e convalescências. A Terceira Via obteve seu mérito, pelo seu potencial, e pelos seus esforços, continuará trabalhando no fortalecimento dos seus objetivos, e jamais será alvo de desagregação, indisciplina e falso moralismo.

Hoje a FENATEST é composta dos seguintes representantes:

Diretoria Executiva
Presidente: Hildemar de Jesus Nina - Maranhão
Vice-presidente: Nilson Airton Laucksen - Rio Grande do Sul
Secretário geral: José Nivaldo Barbosa de Sousa - Paraíba
2º Secretário: Sandro de Menezes Azevedo - Sergipe
1º Tesoureiro: Jorge Antonio Teles - Pará
2º Tesoureiro: Antonio Santana Leite Correia- Mato Grosso
Diretor Executivo: Claudio Ferreira dos Santos - Minas Gerais

Suplentes
Diretor Executivo 1º Suplente: Rosendo Sampaio Oliveira Neto - Ceará
Diretor Executivo 2º Suplente: Fábio Roberto Lins da Silva - Pernambuco
Diretor Executivo 3º Suplente: André Luis Silva Santos - Paraíba
Diretor Executivo 4º Suplente: Edi Brito da Silva - Goiás
Diretor Executivo 5º Suplente: Regineide Gondim Santos - Maranhão
Diretor Executivo 6º Suplente: Clever Pereira Santiago- Minas Gerais
Diretor Executivo 7º Suplente: Kátia Roberta Lima Alves da Silva - Piauí

Vice-Presidentes Regionais
Nordeste: Harrison David Maia - Alagoas
Suplente: José Maciel da Silva Filho - Ceará
Norte: Jorgilene Nazaré P. de Lima Dantas - Pará
Suplente: Jorge Raimundo de Oliveira Dantas - Pará
Centro-Oeste: Valdecy Meireles do Carmo - Goiás
Suplente: Eder Carvalho Marques - Mato Grosso
Sudeste: Leda Ferreira dos Santos - Minas Gerais
Sul: Carlos Alberto Nascimento - Rio Grande do Sul
Suplente: Edi Maria Gonçalves da Silva - Rio Grande do Sul

Conselho Fiscal
Ipitâmaro Nunes - Maranhão
Vicente José Barbosa - Alagoas
Paulo Sebastião Pessoa - Pernambuco
Antonio Matias Sobrinho Segundo - Paraíba
Arnaldo Evangelista Caland - Piauí
Marliza Martins Rodrigues- Ceará

Delegados Representantes Juntos à CNTC

Hildemar de Jesus Nina - Titular
Valdecy Meireles do Carmo - Suplente

Parabéns definitivo para a nova diretoria executiva da Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho – FENATEST!

 

 

Sandro de Menezes Azevedo

Segundo Secretário Geral/FENATEST

Diretor de Assuntos Jurídicos/SINTEST-SE

Presidente/ASPROTEST